Diversidade, Inclusão e Escotismo

Educação para a Vida

"Entendemos que educar para a vida é reafirmar nossa visão humanista da educação, que compreende o ser humano com sua enorme complexidade, e propõe o desenvolvimento e a utilização de todo o potencial das pessoas, para que vivam uma vida mais saudável, plena e feliz. Nossa proposta busca ajudar que as pessoas sejam capazes de interferir nas questões determinantes da saúde e bem-estar, e participar de modo criativo e ativo na construção de sociedade mais justa, solidária e equitativa.

O Movimento Escoteiro proporciona, de forma progressiva, oportunidades para que os jovens cresçam como pessoas, desenvolvendo-se como indivíduos responsáveis, solidários, autônomos e comprometidos, de acordo com os valores da Lei e Promessa Escoteira. Colaboramos de maneira determinante para a aquisição de competências para a vida, tais como autonomia, autoconfiança, determinação, liderança, respeito pela diversidade, habilidades para lidar com a complexidade, entre outros."

É neste contexto que falamos de Diversidade e Inclusão no Escotismo e, consequentemente, em nosso Grupo Escoteiro.

0 197MG quer ser uma unidade escoteira onde todas as pessoas sintam-se não somente acolhidas e respeitadas, mas esperadas. Não são tolerados qualquer tipo de discriminação ou preconceito.

Portanto, esperamos de nossos associados e membros juvenis que:

  • Aprendam a respeitar e acolher as diferenças, quaisquer que sejam elas;

  •  Não se valham de motivações religiosas, ideológicas ou políticas para ter atitudes preconceituosas e excludentes, quaisquer que sejam elas.

  • Não se utilizem de um discurso inclusivo e de aceitação das diferenças para adotarem posturas e atitudes contrárias aos bons costumes e, muito menos, para se permitirem atitudes licenciosas ou moralmente vulgares.

  • Aceitem os valores de nosso Grupo Escoteiro: uso do uniforme completo mantendo o garbo e a elegância simples que ele sugere; respeito às Tradições Marinheiras, à Marinha do Brasil e à "Família Naval"; respeito e obediência aos responsáveis pelo Grupo e pelas suas Seções, observando que o Escotismo é um sistema de ensino onde o "mais velho" ensina o "mais novo".

  • Acolham a disciplina escoteira sabendo ouvir os mais velhos e respeitá-los, uma vez que, no escotismo o mais velho protege e ensina ao mais novo.

  • Não alimentem divisões ou cisões baseadas em raça, sexo, religião, dentre outros.

RESUMINDO: Respeite para ser respeitado. Jogue o jogo escoteiro. Faça Escotismo no Escotismo!

Fora do Grupo Escoteiro você tem todo o direito de abraçar causas políticas e sociais diversas, desde que, obviamente, sejam lícitas. Dentro do Grupo, e durante todas as suas atividades, buscamos aquilo que nos une, e desestimulamos qualquer tipo de discussão sobre  política partidária, religião, etc.

Publicações escoteiras sobre Inclusão e Diversidade